• Luany Oliveira

Régua de cobrança: dicas para usar e reduzir inadimplência e atrasos



Você já deve conhecer a ferramenta de cobranças da Grafeno (e se ainda não conhece, nem imagina o que está perdendo 🤩). Mas o que esse post vai explicar é que, além de uma plataforma segura e totalmente online para geração de boletos, a Grafeno desenvolveu uma ferramenta chamada régua de cobrança ⭐. Com ela, você automatiza a comunicação de cobrança e personaliza o tipo de mensagem que quer estabelecer com os diferentes tipos de clientes. Assim, dá para criar réguas distintas, com parâmetros diferentes de comunicação para cada tipo de pagador.


A régua de cobranças é multicanais 💌. Além de gerar e registrar o boleto na plataforma, é possível escolher opções de envio e automatizar os lembretes de pagamento e avisos de atraso. São 3 opções de canais: e-mail, carta simples ou carta registrada.


Confira dicas para reduzir custos e diminuir atrasos e inadimplência usando a Régua de Cobranças Grafeno:


  • Se puder, seja digital. Na configuração da régua de cobranças, escolha primeiro o envio da cobrança por e-mail. Ela chega rápido e você não tem custo de envio. Se não puder fazer o envio de cobranças por e-mail para toda a base de clientes, escolha um segmento que esteja mais pronto para este meio online e crie uma régua de cobranças por e-mail para este segmento específico. Da mesma forma, restrinja o uso da carta simples ou registrada. Deixe este tipo de cobrança apenas para aqueles segmentos em que não é possível usar meios online. Para testar a aderência do digital na sua base de clientes, crie uma régua de cobranças multicanais: ela envia a cobrança por e-mail e, se o pagamento não for verificado, ela dispara a cobrança física.


  • Automatize o envio de um ou mais lembretes de pagamento por e-mail alguns dias depois do disparo da cobrança. Na ferramenta da Grafeno, você encontra alguns templates de lembretes que você pode customizar. Adeque o lembrete ao ciclo de cobrança: uma mensagem mais suave no início e uma mais urgente quando o vencimento estiver próximo.



  • Use protesto online mas, antes, mande aviso, lembrete, faça calls, tente tudo... A régua de cobranças da Grafeno é integrada com os Tabelionatos de Protestos de Títulos. Com isso, na própria régua de cobranças dá para solicitar o protesto das contas em atraso. A vantagem de fazer isso em uma régua inteligente é que você tem o registro de que enviou a cobrança, e fez contatos para tentar viabilizar o pagamento antes de ativar o Protesto. Uma vez parametrizada e incluída no ato da geração de boletos, a régua cumprirá todo o sistema criado por você de maneira automática.

  • Analise o relatório de cobranças e refine. Depois de rodar as réguas, observe os resultados e tente novas estratégias de comunicação de cobrança. Aprimore a sua régua usando os dados.


Quer saber mais? Fala com a Grafeno: comercial@grafeno.digital.

22 visualizações0 comentário
Assine nossa newsletter