• Laércio Nicolau

Quando indico uma CCB para o meu cliente?

Você conhece bem o que é uma CCB? Sabe quais benefícios ela pode trazer para sua operação ou do seu cedente? Nesse texto vamos falar sobre os pontos positivos desse tipo de título dentro do mercado de crédito.


Primeiro, vamos a algumas definições:


A cédula de crédito bancário é um instrumento que viabiliza o empréstimo de dinheiro entre empresas, e entre pessoas e empresas. Esse título é emitido por uma instituição financeira, que assume o papel de credora no título. Por trás deste título, existe um documento de cessão que passa o direito de recebimento da instituição financeira, para o credor real da operação, muitas vezes representado por um FIDC, securitizadora ou factoring. Assim como um empréstimo, a CCB representa um compromisso de pagamentos em dinheiro do contrato firmado entre as partes.


Um ponto muito positivo da CCB é que o devedor pode negociar alguns pontos bem importantes sobre as condições de pagamento, por exemplo:

  • Juros sobre dívida

  • Atualizações monetárias

  • Moras, multas e penalidades

Como o CCB é um título extra judicial, a instituição financeira credora pode acionar o devedor sem a necessidade de uma ação judicial. Isso faz com que o procedimento de negociação e recuperação de valores fique mais rápido e menos burocrático.


Porque um FIDC faz uma CCB?

Em fundos, geralmente, os títulos são de curto prazo. A CCB serve para alongar a operação, dar mais prazo, e opções de serviços de crédito ao cedente.


Em que operações a CCB se encaixa melhor?

Em operações com taxas altas e ativos com "problemas" de formalização, tipo duplicatas, cheques.


Para que fazer a CCB?

A CCB pode converter uma garantia de curto prazo em garantia de longo prazo, aumentando o relacionamento entre fundo e cedente, dando mais opções de crédito.


Para quem é indicada uma CCB?

  1. Pagadores que querem renegociar dívida, ou alinhar seu fluxo de caixa

  2. Pagadores que querem fazer investimento diversificado

Na Grafeno você pode emitir uma CCB em minutos. Veja alguns benefícios do uso da nossa plataforma para emissão de CCB:

  • Operações de prazos mais longos

  • Trabalhe com diferentes tipos de garantias

  • Diversificação de carteira e riscos

  • Execução judicial objetiva

Além dos pontos acima na Grafeno você pode simular a operação quantas vezes quiser, o processo de cadastro é rápido e fácil, temos um processo integrado com os melhores players do mercado, além de oferecermos diferentes tipos de operação e garantias para atender seus clientes.


Simule aqui: https://pagamentos.grafeno.digital/ccb/simulator


60 visualizações0 comentário
Assine nossa newsletter