• Gabriela Moreira

PIX para empresas que emitem muitas cobranças: quais as vantagens e como usar

O Pix é o novo sistema de pagamento instantâneo do Brasil, desenvolvido pela Banco Central para facilitar a transferência eletrônica de valores entre pessoas e empresas.


O Pix destaca-se por permitir a realização de pagamentos e recebimentos de valores em poucos segundos, durante 24 (vinte e quatro) horas por dia e em todos os dias do ano.


O Pix começa a funcionar em todo o país no dia 16 de novembro de 2020.


Ele pode ser utilizado para pagamentos e recebimentos:

  • Entre empresas

  • Entre empresas e pessoas

  • Entre empresas e governo

  • Entre pessoas

  • Entre pessoas e governo


Comece cadastrando chaves nas suas contas bancárias: empresas poderão registrar até 20 chaves por conta da qual sejam titular.


Para começar a pagar e receber via Pix, uma empresa ou credor precisa, em primeiro lugar, de ter uma conta com uma chave Pix cadastrada. O cadastro de chave deve ser feito junto ao provedor de serviço financeiro da empresa ou credor. Este cadastro pode ser feito a qualquer momento, a partir do dia 5 de outubro de 2020.

As pessoas ou empresas deverão associar ao menos uma chave a uma conta bancária. As empresas poderão utilizar como chave Pix: e-mails, números de telefone, CNPJ, chaves aleatórias. Se você cadastrou um e-mail, por exemplo, como chave Pix na sua conta da Grafeno, para receber um pagamento, basta informar o e-mail ao pagador.


Atenção:

  • Não é possível associar uma chave (por exemplo, o CNPJ) a mais de uma instituição.

  • Uma empresa poderá registrar até 20 chaves por conta da qual seja titular.


Peça um Pix enviando um QR Code, uma chave, ou os dados bancários e cadastrais (como você já faz para realizar TEDs).


A empresa que tem Pix na conta da Grafeno, pode disparar uma cobrança via Pix de três formas: a.) enviando um QR Code (ou QR Code via PDF, em computadores); b.) enviando um link de pagamento; c.) enviando uma chave Pix.


Envio do QR Code ou do link de pagamento: ao enviar o QR Code ou o link de pagamento, a empresa ou credor transmite para o sacado as informações financeiras da cobrança (valores unitários, quantidades e valor total da nota), e as informações agregadas (discriminação dos serviços, vencimento, dados do tomador de serviço, outras informações que desejar). O sacado vai usar o internet banking do banco dele para ler o QR Code, ou para clicar no link de pagamento, e realizar a transferência do valor. A empresa recebe o valor em até 10 segundos, após o pagamento, juntamente com as demais informações que caracterizam a cobrança.


Ao optar pelo QR Code ou link de pagamento, a empresa ou credor consegue emitir uma cobrança com informações completas. A emissão de cobrança com informação completa, facilita o processo de conciliação.


Envio da chave Pix: ao compartilhar com um sacado uma chave Pix da conta da Grafeno (você pode cadastrar até 20 chaves Pix nas suas contas da Grafeno), a empresa ou credor possibilita que o cliente faça transferências de valores sem precisar digitar número / nome do banco, número da agência, número da conta, CNPJ. É mais fácil para quem cobra e para quem paga. O pagador deverá conferir os dados do recebedor antes de confirmar a transação.


Envio dos dados bancários e cadastrais: se o cliente preferir, ele poderá fornecer os dados bancários e cadastrais (banco, agência, conta, CNPJ) para receber ou pagar via Pix, assim como ele faz hoje para realizar TEDs e DOCs.



Use o Pix para reduzir o custo com cobrança.


A emissão de cobrança via Pix deverá ser mais barata do que a emissão de cobrança via boleto, ou a realização de uma TED. De um lado, o custo junto ao Banco Central do Brasil para fazer um Pix é menor, se comparado com uma TED. De outro, o Pix reduz os intermediários entre a conta de origem e a conta de destino do dinheiro. Por fim, muitas instituições de pagamento poderão oferecer o Pix, aumentando a concorrência no mercado brasileiro.


Por essas razões, é provável que com este novo sistema de transferência de valores haverá uma redução de custos para as empresas realizarem cobranças, e fazerem pagamentos. Ao invés de milhões de boletos gerados por dia, teremos milhões de QRs Codes!


Em breve compartilharemos mais informações sobre como você poderá usar sua conta na Grafeno para cobrar e receber com o Pix.


Reduza seu custo financeiro: emita cobranças e reconheça recebimentos 24 horas, todos os dias do ano. Com disponibilização imediata de recursos.


Com o Pix, empresas e credores não tem restrições de dias e horários para emitir cobranças ou realizar pagamentos. O sistema de pagamento instantâneo está disponível 24 horas, todos os dias do ano. E a disponibilização dos recursos na conta de destino é imediata.


O recebimento de valores em tempo real, e fora de horários comerciais e dias úteis, vai favorecer vários negócios. Quem vende por e-commerce, por exemplo, poderá acelerar a entrega de produtos, pelo fato de a confirmação do pagamento acontecer de forma mais rápida. Quem tem loja física, vai receber mais rápido: hoje, mesmo as vendas realizadas no cartão de débito demoram em média 2 dias para cair na conta do comerciante. Quem usa maquininha, vai conseguir receber sem precisar do POS, reduzindo o pagamento de taxas.


Hoje, 60% a 70% das vendas do e-commerce são feitas via boleto. Nestes casos, o vendedor demora alguns dias para saber que a compra foi paga, e para mobilizar estoque e transferir para o cliente.


A disponibilização imediata dos recursos vai possibilitar uma melhora no fluxo de caixa de algumas empresas, e reduzir os custos financeiros delas.


O Pix na Grafeno


Na Grafeno tudo será feito com a praticidade e rapidez que você já conhece, garantindo a segurança e facilidade no uso. Por esse motivo, não seguiremos o calendário de disponibilização sugerido pelo Banco Central.


No momento estamos preparando todas as contas para que possam cadastrar suas chaves Pix. O lançamento será feito de forma faseada. Para que você possa verificar o status da sua conta e cadastrar suas chaves Pix na Grafeno, basta acessar o menu “Pix” na plataforma.


Não se preocupe caso sua conta não esteja liberada no momento, em breve ela será atualizada e você poderá cadastrar suas chaves. Em breve também será possível enviar e receber valores através do Pix na sua conta Grafeno.