• Gabriela Moreira

Boleto com registro imediato: quais as vantagens desse tipo de cobrança?

Nos últimos 20 anos, as novas tecnologias causaram diversas mudanças em todos os setores do mercado brasileiro, inclusive o financeiro, que começou a atualizar seus sistemas de recebimento de cobranças.

Ao perceber que o boleto sem registro não oferecia segurança aos usuários - pois as informações da cobrança não eram verificadas no ato do pagamento por falta de registro em um sistema bancário - a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) buscou modernizar o sistema de boletos bancários, anunciando a implantação de uma nova plataforma de cobrança oferecendo ao usuário mais segurança, transparência e agilidade.

Implementada e aperfeiçoada por etapas desde 2020, essa nova plataforma chegou retirando os boletos sem registro do comércio eletrônico e fazendo com que todos os valores passassem a se enquadrar nas novas regra, que pretende registrar os boletos obrigatoriamente com as informações, conforme as Circulares n°s 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13.

Mas, afinal, o que é um boleto registrado imediato?

O boleto com registro nada mais é do que um meio de pagamento registrado no sistema da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), uma base aberta e acessível a todas as instituições emissoras e liquidantes. Assim, todas as informações relacionadas a este tipo de cobrança podem ser acessadas pelas instituições financeiras, representando segurança para a empresa e para o consumidor.


É importante ressaltar que o registro dessas informações se torna obrigatório para que o pagamento possa ser feito. Geralmente, os dados solicitados para a emissão desses boletos são:


  • nome, endereço completo, e-mail, telefone, CPF ou CNPJ do pagador;

  • produtos ou serviços de cobrança;

  • data de vencimento e configuração de juros e multas, caso sejam aplicáveis.


Quando o boleto não era registrado, o emissor gerava o documento e o enviava diretamente para o consumidor, sem que houvesse um custo direto para esse procedimento. O banco só era comunicado e recebia a taxa de emissão se o pagamento fosse concluído.

  • A falta de dados do pagador presente no boleto não registrado impedia a rastreabilidade do mesmo por parte dos emissores, dificultando assim, o acompanhamento e gerando uma perda financeira quando houvesse desistência de compra e o boleto já tivesse sido emitido.

Além de diversos tipos de fraudes que envolviam os boletos sem registro. Onde havia manipulação de dados por parte de fraudadores que alteram um boleto legítimo para um adulterado. Prática que é inibida nos boletos registrados por conta da maior rastreabilidade deles.

Vantagens de um boleto com registro imediato

Embora a emissão passe a ter um custo superior, no geral, as empresas tendem a se beneficiar muito com a nova regra de boleto registrado, já que com a nova plataforma o gestor tem:


Informações na palma da mão

Informações completas sobre o pagamento realizado como, por exemplo, quem pagou e quando pagou.


Registro na Hora

O registro do boleto é feito a partir do momento que ele é emitido, trazendo mais agilidade ao processo.


Oportunidade de protesto no caso de inadimplência

Caso ocorra casos de inadimplência, com as informações contidas no boleto é permitido protestá-lo. Sendo possível também evitar o pagamento em duplicidade.


Rastreamento no pagamento

O consumidor consegue fazer o rastreamento do pagamento, o que reduz o risco de fraudes. Dessa forma, é possível saber se um boleto foi pago.


Pagamento mais ágil

O boleto registrado permite que o pagamento seja realizado em qualquer instituição bancária pelo DDA (Débito Direto Autorizado) ou ainda pela atualização do boleto no site do banco que fez a emissão.


Redução no erro de cálculos

Boletos registrados possuem menos ocorrência de inconsistências nos pagamentos realizados, como erros no cálculo de multas e juros.


Opção extra de pagamento

Para os empreendedores que possuem e-commerce, optar por boleto registrado conta como mais uma opção de pagamento para os clientes.


O processo de emissão de boletos registrados pode ser simplificado com a utilização de um sistema de pagamento online. Em plataformas como a da Grafeno, a configuração da cobrança é rápida e fácil. O sistema ainda permite a personalização, definição de juros e multas e o envio do boleto.


Quer saber mais sobre esse e outros meios de pagamento? Acesse o site grafeno.digital ou fale com nosso time comercial no comercial@grafeno.com.


20 visualizações0 comentário